top of page

OPINIÃO

Passos Coelho, em 2008, profetizou que não seria difícil “aparecer um demagogo que prometa o céu à grande maioria do eleitorado, para o levar para um abismo ainda maior do que o que existe". 

João Martins

CRÓNICA

Que a credibilidade política e institucional da União Europeia está em cheque há muito tempo, já se sabia. Mas que a “menina” Europa já não é intocada só agora foi descoberto. Pela primeira vez na história, o Estado Húngaro, membro da União Europeia, foi acusado de violar os direitos fundamentais e aquilo que inicialmente levou a debates contra o país, despoletou posteriormente crises existenciais mais profundas. Há espaço para uma União no meio de tanta divisão?

 

E assim se completa a trilogia do Cornetto de Três Sabores. Com um delicioso e hilariante Cornetto de Menta-Chocolate. O ponto final da colaboração entre o realizador e a dupla de atores Simon Pegg e Nick Frost acaba, de modo apropriado, com o (quase) fim do mundo. 

Ana Rita Pessoa

CRÍTICA

"A Sentinela" marca a estreia de Richard Zimler no romance policial. Um género bastante diferente dos romances históricos que deram fama ao autor. À superfície este livro é um romance policial. A investigação do crime vai-se desenrolando, pista a pista, com avanços e recuos, descobertas e reviravoltas. 

Ana Rita Pessoa

CRÍTICA

Momentum – lançado a 20 de Maio deste ano, marca claramente uma viragem na carreira de Jamie Cullum, principalmente porque é o primeiro álbum que o músico lança pela editora Island Records. 

Catarina Gonçalves

CRÍTICA

Portugal está a viver um novo fluxo de emigração. Dos cerca de cem mil portugueses que emigram anualmente, a maioria são jovens qualificados, vítimas do desemprego fatal e da crise que se alastra. São cada vez mais os planos de partida sem uma promessa de regresso.

Sara Gerivaz

CRÓNICA

COMENTÁRIO (VÍDEO)

Viktoriya Zoriy, com Afonso Ré Lau e imagem de Pedro Pacheco

O ano de 2013 saldou-se por ser o ano mais complexo para Portugal. É verdade que o ano de 2011 foi um ano de “choque”, na medida em que se confirmou que o trajecto seguido pelo País durante décadas foi uma verdadeira caminhada para a tragédia.

CRÓNICA

João Lemos Esteves

Tenho um pesadelo recorrente. Tive-o todas as noites desde que aterrei em Tessalónica, segunda maior cidade da Grécia. Estou a andar, o chão abre-se, não tenho nada a que me agarrar.

CRÓNICA

Ana Cristina Pereira

bottom of page